NOVA DECORE – CONTABILISTA, ATENÇÃO ÀS NOVAS REGRAS


Desde o dia 16/05/16, os profissionais da contabilidade devem fazer upload dos documentos que embasam a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) no ato da emissão. O novo sistema também exige a certificação digital para a emissão do documento. Desde janeiro, os dados da declaração estão disponíveis para a Receita Federal.


Esta declaração, Decore, é muito utilizada por profissionais liberais e empresários para a comprovação de renda junto a instituições do sistema financeiro. Sua emissão é feita por profissionais da contabilidade que antes podiam emitir até 50 documentos e só então apresentar os dados que comprovavam o lastro da referida Decore  ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua jurisdição.


O número de documentos aceitos como comprobatórios de renda foi ampliado e, a partir do dia 16 de maio, será necessário fazer o upload desses documentos no ato da emissão.  Para emitir o documento, o profissional terá que ter certificação digital. 


Para emitir Decore, o profissional deve se direcionar à página do CRC da sua jurisdição e clicar no link que o encaminhará para o novo sistema. Neste espaço, de posse do CPF, ele confirmará seus dados e receberá uma senha provisória. Com esta senha, acessará o sistema. A partir daí, ele está apto a emitir os documentos que serão assinados digitalmente ao final do processo.

Links Úteis:



Siga-nos nas redes sociais