EMPRESÁRIO BRASILEIRO PRECISA TER ESPÍRITO OLÍMPICO

Em tempos de olimpíadas somos constantemente informados sobre a garra, a força de vontade, a confiança e o espírito olímpico dos atletas em busca da tão sonhada medalha de ouro, em busca do primeiro lugar no podium, em busca da glória.

Na busca deste sonho é fundamental que o atleta esteja preparado. Preparação neste caso envolve um extraordinário empenho para treinar, treinar e treinar incessantemente. Mas envolve também o conhecimento técnico de tudo que envolve a modalidade onde o atleta vai atuar, ou seja, preparo físico, condições do local da competição, alimentação, etc.

Comparativamente quando olhamos para a atividade empresarial no Brasil percebemos que aquele que decide empreender está entrando numa olimpíada permanente já que as condições oferecidas pelos governantes das esferas federal, estadual e municipal tornam-se verdadeiros obstáculos que precisam ser  superados diariamente.

Infraestrutura deficiente quando olhamos para os portos, aeroportos, ferrovias, estradas, sistema de saúde, segurança, economia, etc.

E para piorar a situação um dos maiores obstáculos desta corrida está no sistema tributário nacional onde a gigantesca carga tributária leva embora uma boa parte dos lucros das empresas. 

Medições feitas pelo IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, através do Impostômetro, mostram que a arrecadação de impostos já ultrapassou neste ano a marca de

1 trilhão de reais.  Haja coração para suportar tantos impostos hein! E haja operação lava-jato para descobrir o destino do dinheiro.

E no aspecto tributário é fundamental o entendimento da nossa complexa legislação tributária. Diariamente publico em minha página – Tributário Expert -  notícias sobre alguma mudança ou aumento de impostos, já que torna-se impossível ao empresário acompanhar e entender tantas mudanças.

Para vencer a corrida do empreendedorismo o empresário tem que suar a camisa. Trabalho, persistência , força de vontade, estratégia e informação são as armas.

Com perseverança ele pode sim alcançar a sua medalha de ouro.

ANTONIO SÉRGIO DE OLIVEIRA

Professor, Consultor e Palestrante





Siga-nos nas redes sociais