Acorda Brasil

Acorda BrasilUma das perguntas que mais ouço em meu contato diário com contabilistas e trabalhadores em geral das áreas fiscal e contábil é, se com esse aperto nos controles e na fiscalização exercida sobre as empresas se teremos a tão sonhada DIMINUIÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA.

A resposta a esta questão é incerta. Sabemos que o regime da SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA e agora o projeto SPED devem contribuir para um substancial aumento na arrecadação de tributos pelo fisco.

O que sempre respondo é que não devemos esperar de braços cruzados a boa vontade e a conscientização da parte dos nossos políticos. Muito pelo contrário o que temos visto cada vez mais é o mau uso dos trilhões arrecadados através de uma infinidade de tributos.

Por isso minha recomendação é “SOLTE OS CACHORROS”, ou seja, reclame, brigue, escolha, participe, acompanhe,cobre, exija, faça valer o seu poder de cidadão, de eleitor, de contribuinte.

O governo trabalha para nós. Não é isso ???? Infelizmente parece que não tem sido assim, no cenário atual o que parece que nós é que temos trabalhado para sustentar e manter o governo, este mal governo, este escandaloso governo.

É difícil imaginarmos uma saída para esta situação já que os escândalos são tantos e cada vez mais terríveis e inacreditáveis que perdemos nossa capacidade de indignação, de perplexidade, de reação. Um atrás do outro os abusos vão se sucedendo e nada de punição, nada de cadeia, nada de devolução do dinheiro roubado, nada de perda definitiva do mandato.

Explicações ridículas e absurdas que subestimam nossa inteligência.

Mas pensando bem é de se perguntar: se eles apresentam estas explicações ridículas e absurdas e não acontece nada, não é sinal de que realmente está havendo algo de errado com a nossa inteligência ?

Nossa arma principal é o voto, mas também de alguma forma nos engajar em algum movimento coletivo (sindicato, associações, clubes de comerciantes, movimentos fiscalizadores) para que nossa opinião e nosso voto tenha mais força. Sozinho realmente fica difícil tentar mudar alguma coisa.

No site do UOL é possível acessar uma página chama “MONITOR DE ESCANDALOS” onde é possível obter informações a respeitos dos inacreditáveis 105 escândalos ocorridos em 2009 e que até o momento não tiveram nenhuma punição concreta. A partir de cada notícia é possível encaminhar um e-mail ao político envolvido cobrando explicações. Este tipo de informação também serve para você obter informações antes de decidir o seu voto.

Temos ainda outros movimentos destinados a nos fornecer informações sobre os políticos. Veja nos link´s abaixo:

Transparência Brasil

MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Congresso em Foco

Ranking dos Políicos

Como consertar o Brasil?

Siga-nos nas redes sociais